oceanario1No dia 29 de março de 2017, no âmbito das disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais, realizou-se uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Estatística (INE) e ao Oceanário de Lisboa, com as turmas do 8º ano de escolaridade.

 

No período da manhã, no INE, os alunos assistiram a uma palestra onde tiveram oportunidade de conhecer de perto a dinâmica de uma instituição de relevância nacional e internacional, na divulgação de estatísticas produzidas sobre as mais diversas matérias. Na palestra esteve como orador o Técnico Superior – Sénior Expert, Dr. Alberto Sousa Pina, responsável pela moderação da palestra, tendo-nos falado da criação e missão do INE, do Sistema Estatístico Nacional e Europeu, de Informação Estatística, do Portal do INE e do Portal do ALEA. Os alunos tiveram ainda o privilégio de ouvir e questionar a Dra. Paula Paulino, membro do Gabinete dos Censos e responsável por coordenar os Censos 2021. Feito um enquadramento, apresentada a metodologia de trabalho nos Censos, bem como explicado o modo de recolha e de tratamento da informação, foram apresentados alguns resultados dos Censos 2011 sobre a realidade Vendasnovense. Este momento foi muito apreciado pelos alunos por lhes ser familiar as localizadas analisadas. Na parte final da palestra, os alunos tiveram oportunidade de ouvir o Técnico Filipe Santos falar sobre as Fases de uma Operação Estatística, abordando desde a Conceção (Objetivos, Tipo de Operação e Questionários), Operação (Recolha, Tratamento e Análise) até à Difusão (Publicação, Boletins e Destaques) dos resultados estatísticos. No final da palestra, os alunos e os professores foram felicitados pelo posicionamento com que abordaram a visita e a postura de todos os participantes durante a palestra. De facto, o grupo de 118 jovens presentes na palestra dignificou muito bem o AEVN, pelo comportamento demonstrado e interesse revelado.

Durante o período da tarde, no Oceanário de Lisboa, os alunos tiveram a oportunidade de participar no Atelier educativo “Quem tramou o Mexilhão? Relações bióticas nos Oceanos.”. A participação neste permitiu que os alunos tivessem uma experiência educativa intensa de descoberta dos oceanos. Descobriram a diversidade marinha e foram convidados a envolver-se na conservação da natureza e para a alteração de comportamentos. No atelier existiram pistas, suspeitos e um crime para resolver. Através de exemplos como a predação ou a competição, vindos diretamente dos ecossistemas marinhos, compreenderam melhor as relações bióticas inter e intraespecíficas, bem como as teias alimentares. Os alunos lideraram esta investigação sem medos e dedicação. Houve suspense e momentos de hesitação, mas no final foi descoberto o culpado e aquele que queria incriminar o mexilhão. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Oceanário através de uma visita guiada, passando por todos os oceanos numa perspetiva de visão superior, com explicações científicas, anedotas e curiosidade sobre os habitantes deste aquário gigante. Posteriormente, seguiu-se uma visita livre, mas desta vez numa perspetiva dos oceanos vistos por debaixo de água e uma visita à exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano", onde alunos e professores puderam apreciar as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário e ao som de música relaxante promotora de reflexão pós visita. Também aqui, no Oceanário, os nossos alunos foram elogiados pelo entusiasmo com que frequentaram o atelier.

 

oceanario1
oceanario2
oceanario3
oceanario4
oceanario5
bwd fwd

Os professores dinamizadores da atividade, Alexandra Santos, Carla Costa, Dolores Carvalho, Helena Canelas e João Mulas

TEIP

Escola Digital

EscolaDigital

AcademiaDigitalPais

Cursos Profissionais

logoEQAVET

Cursos Profissionais com certificação EQAVET.

Pesquisar

Ligações

 logoPortalEscolas
 LogoEVB
 logo leya educacao
 logoKAcademy

Clube Ciência Viva

Divulgação da Oferta Formativa

Dia do Ensino Profissional