Jogos Matemáticos
No dia 24 de março de 2017, realizou-se o 13.º Campeonato de Jogos Matemáticos (CNJM), no Pavilhão Multiusos de Guimarães, onde se inscreveram cerca de 1471 alunos de 260 instituições de ensino nacional. O campeonato foi organizado pela Associação LUDUS, pela Associação de Professores de Matemática, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e apoiado pelo programa Ciência Viva.
No nosso agrupamento, o Torneio de Escola, decorreu nas Escolas Básicas Nº1 e Nº2 e na Escola Secundária de Vendas Novas, e contou com a participação dos alunos apurados por turmas, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário e da turma do 4ºBVN2, num total de 136 alunos.
Em representação do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, participaram no CNJM os seguintes alunos:
- Ana Sofia Almeida (4ºBVN2), com o jogo Gatos & Cães
- Rodrigo Esteves (4ºBVN2), com o jogo Rastros
- Henrique Costa (4ºBVN2), com o jogo Semáforo
- Maria Jorge Cegonho (5ºD), com o jogo Gatos & Cães
- Tomás Ferreira (6ºB), com o jogo Rastros
- André Gésero (5ºD), com o jogo Avanço
- Hugo Fernandes (8ºC), com o jogo Rastros
- Miguel Costa (7ºE), com o jogo Avanço
- Rui Mendes (8ºA), com o jogo Produto
- Nicole Bombico (9ºE), com o jogo Rastros
- Rafael Marques (9ºB), com o jogo Avanço
- André Júlio (9ºF), com o jogo Produto
- Henrique Fernandes (11ºA), com o jogo Flume
- João Ramalho (10ºB), com o jogo Avanço
- João Claro (10ºB), com o jogo Produto
De entre os alunos mencionados anteriormente, destacam-se a Ana Sofia Almeida e o João Claro pela sua participação na final deste campeonato.
Jogos Matemáticos – Do 10ºB ao 4ºBVN2
O Jogo Matemático é uma atividade que desafia os alunos a mostrarem a sua destreza motora, rapidez de decisão e velocidade de raciocínio. É uma atividade que apela ao bom ambiente, competição saudável e à partilha de experiências.
Neste sentido, a turma B do 10º ano desafiou a turma BVN2 do 4º ano a participar num projeto que consistia na apresentação dos jogos do CNJM, no ensino das suas regras e na participação no campeonato nacional. Assim, foram promovidas algumas sessões de treino bem como o apuramento final dos três alunos participantes.
De referir que foram os alunos do 10ºB que construíram os jogos e adequaram as regras à faixa etária dos alunos do 4º ano, disponibilizando-os, à turma, por forma a poderem treinar de acordo com a sua disponibilidade. O projeto culminará com a aplicação de um inquérito, elaborado pelo 10ºB, visando avaliar o grau de satisfação dos alunos e cujos dados serão trabalhados, em sala de aula, com a professora titular do 4ºBVN2.
Matemática com cultura
Por forma a participar no CNJM, os professores dinamizadores destes projetos organizaram uma visita de estudo que se realizou nos dias 23 e 24 de março. No primeiro dia, visitamos o Portugal dos Pequenitos e tivemos oportunidade de conhecer a Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, onde almoçamos. Chegados a Guimarães, pernoitamos na Pousada da Juventude onde foram proporcionados momentos de convívio e de descontração entre todos os envolvidos no projeto. Lamentamos não ter visitado o Castelo de Guimarães, como estava previsto, devido às condições atmosféricas adversas. No dia 24, durante a realização do Campeonato de Jogos Matemáticos padrinhos e afilhados puderam usufruir das atividades paralelas ao campeonato e promovidas pela Universidade do Minho. De regresso a casa, dirigimo-nos a Leiria, ao Regimento de Artilharia nº4, onde fomos bem recebidos e nos ofereceram um lanche para retomar forças para o resto da viagem. Ao longo destes dois dias, foi notória a grande cumplicidade e interajuda entre padrinhos e afilhados.
Os professores dinamizadores: Antónia Serafim, João Mulas e Sílvia Mirador