A Escola Secundária de Vendas Novas situa-se na Avenida 25 de Abril da cidade de Vendas Novas, numa zona destinada pela autarquia para as escolas, actividades desportivas e de lazer, e ainda próximo da nova estação de camionagem e do futuro mercado municipal.
A Escola Secundária de Vendas Novas teve como seu antecessor o Colégio Salesiano São Domingos Sávio, em cujas instalações iniciou as suas actividades em Outubro de 1975, contando nessa altura com um população escolar que integrava duzentos e vinte alunos, treze professores e quatro funcionários. A sua legalização ocorreu pouco tempo após, através da Portaria nº 72575 de 5/12/75.
O acordo de celebração entre a DRE do Sul e A Câmara Municipal de Vendas Novas, celebrado em 27 de Julho de 1989, permitiu a construção das actuais instalações, que viriam a ser inauguradas em 23 de Outubro de 1993, pelo Dr. José Manuel Bracinha Vieira na qualidade de Secretário de Estado.
Neste aspecto o funcionamento da escola é ajustado de acordo com as diversas condicionantes que a origem geográfica dos alunos determina, uma vez que os horários dos transportes públicos de que os alunos dependem é uma variável que a Escola sempre teve em conta na elaboração de horários assim como no apoio dos alunos que estão longe de casa e dos seus familiares por vezes mais de 8 horas, encontrando nos seus professores e no pessoal auxiliar todo o suporte de que necessitam.