No dia 29 de março de 2017, no âmbito das disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais, realizou-se uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Estatística (INE) e ao Oceanário de Lisboa, com as turmas do 8º ano de escolaridade.
No período da manhã, no INE, os alunos assistiram a uma palestra onde tiveram oportunidade de conhecer de perto a dinâmica de uma instituição de relevância nacional e internacional, na divulgação de estatísticas produzidas sobre as mais diversas matérias. Na palestra esteve como orador o Técnico Superior – Sénior Expert, Dr. Alberto Sousa Pina, responsável pela moderação da palestra, tendo-nos falado da criação e missão do INE, do Sistema Estatístico Nacional e Europeu, de Informação Estatística, do Portal do INE e do Portal do ALEA. Os alunos tiveram ainda o privilégio de ouvir e questionar a Dra. Paula Paulino, membro do Gabinete dos Censos e responsável por coordenar os Censos 2021. Feito um enquadramento, apresentada a metodologia de trabalho nos Censos, bem como explicado o modo de recolha e de tratamento da informação, foram apresentados alguns resultados dos Censos 2011 sobre a realidade Vendasnovense. Este momento foi muito apreciado pelos alunos por lhes ser familiar as localizadas analisadas. Na parte final da palestra, os alunos tiveram oportunidade de ouvir o Técnico Filipe Santos falar sobre as Fases de uma Operação Estatística, abordando desde a Conceção (Objetivos, Tipo de Operação e Questionários), Operação (Recolha, Tratamento e Análise) até à Difusão (Publicação, Boletins e Destaques) dos resultados estatísticos. No final da palestra, os alunos e os professores foram felicitados pelo posicionamento com que abordaram a visita e a postura de todos os participantes durante a palestra. De facto, o grupo de 118 jovens presentes na palestra dignificou muito bem o AEVN, pelo comportamento demonstrado e interesse revelado.
Durante o período da tarde, no Oceanário de Lisboa, os alunos tiveram a oportunidade de participar no Atelier educativo “Quem tramou o Mexilhão? Relações bióticas nos Oceanos.”. A participação neste permitiu que os alunos tivessem uma experiência educativa intensa de descoberta dos oceanos. Descobriram a diversidade marinha e foram convidados a envolver-se na conservação da natureza e para a alteração de comportamentos. No atelier existiram pistas, suspeitos e um crime para resolver. Através de exemplos como a predação ou a competição, vindos diretamente dos ecossistemas marinhos, compreenderam melhor as relações bióticas inter e intraespecíficas, bem como as teias alimentares. Os alunos lideraram esta investigação sem medos e dedicação. Houve suspense e momentos de hesitação, mas no final foi descoberto o culpado e aquele que queria incriminar o mexilhão. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Oceanário através de uma visita guiada, passando por todos os oceanos numa perspetiva de visão superior, com explicações científicas, anedotas e curiosidade sobre os habitantes deste aquário gigante. Posteriormente, seguiu-se uma visita livre, mas desta vez numa perspetiva dos oceanos vistos por debaixo de água e uma visita à exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano", onde alunos e professores puderam apreciar as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário e ao som de música relaxante promotora de reflexão pós visita. Também aqui, no Oceanário, os nossos alunos foram elogiados pelo entusiasmo com que frequentaram o atelier.
Os professores dinamizadores da atividade, Alexandra Santos, Carla Costa, Dolores Carvalho, Helena Canelas e João Mulas