Eu sou porque tu és
Decorreu na semana de 26 a 30 de outubro a Semana Ubuntu. Nela participaram um conjunto de 23 alunos e educadores, com o apoio de uma equipa do IPAV, procurando desenvolver um conjunto de competências sociais e emocionais no sentido da valorização do ser humano como construtor de pontes, promovendo a liderança comunitária e reconhecendo a inclusão de todos num projeto de humanização.
As atividades foram desenvolvidas no Fórum A Praça, e contou com o apoio do Município na organização logística do evento.
Foi uma semana profundamente enriquecedora para alunos e educadores e permitiu a capacitação e formação dos intervenientes para a criação do Clube Ubuntu no Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.
A Academia de Líderes Ubuntu é um programa de educação não-formal que assume um modelo pedagógico centrado nos participantes, através de uma abordagem participativa e experiencial. Assente numa metodologia que é, na sua essência, profundamente relacional, a educação não formal está em total sintonia com os princípios da filosofia Ubuntu.
Na Academia de Líderes Ubuntu promovem-se as competências socio-emocionais com impacto transversal na vida dos participantes. Durante a formação, valoriza-se a aprendizagem entre pares, os tempos de reflexão individual, os momentos de partilha, o respeito, bem como a cooperação e o trabalho de equipa. Assim, a criação de um “espaço seguro”, onde cada um se sinta respeitado e valorizado, imprime um cunho humanizador a todo o processo.
O programa formativo proposto pela Academia de Líderes Ubuntu é flexível, adaptável e está em constante avaliação, sempre com grande atenção e foco nos participantes e valorizando as aprendizagens para a vida. Neste sentido, embora tenha planos de sessão pré-definidos, o desenvolvimento de cada sessão molda-se às particularidades do grupo de participantes e aos desafios concretos de cada contexto sociocultural.
Como projeto assente na educação não formal, assume uma abordagem não hierárquica entre animador e participante, devolvendo a cada um a responsabilidade e autonomia na construção do seu próprio processo formativo que depende, em grande parte, da abertura e vontade de cada participante em dar e receber. A equipa de animação é a cara e o garante da fidelidade aos princípios do projeto, desenvolvendo sempre uma atitude de respeito, escuta e uma consciência permanente que, como dizia Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Ao animador cabe também a missão de facilitar os processos de aprendizagem e promover o bom ambiente e a coesão do grupo em formação.
https://www.academialideresubuntu.org/pt/academia-de-lideres-ubuntu/o-que-e