No decorrer do primeiro semestre e para comemorar o "Dia Mundial de Filosofia", os alunos das turmas do 10º ano elaboraram um cartaz em colaboração com o programa «Eco-Escolas» relativa ao domínio de Cidadania e Desenvolvimento "Educação ambiental". Em particular, os docentes de História A e Filosofia do 10º C realizaram uma a DAC com o título: “Ser jovem hoje à luz dos direitos / deveres humanos e educação ambiental. Poluição nos oceanos e valores e atitudes para comportamentos pro-ambientais”.
Esta D.A.C incidiu sobre uma atividade conjunta que teve o objetivo de contribuir para a concretização do PAA e para o alcance dos objetivos e metas do Plano Educativo de Escola. Nesse sentido, procurou-se contribuir para o enriquecimento cultural, espiritual e interpessoal de todos os alunos nela envolvidos; potenciar boas práticas e conduzir a um maior compromisso e sentido de pertença à escola e à projeção da sua imagem.
Ambas as disciplinas procuraram desenvolver as seguintes competências e habilidades: valorizar o conhecimento decorrente da construção rigorosa fruto de um confronto de fontes e de hipóteses, bem como a busca incessante de fontes fidedignas na internet, sabendo também separar o essencial do superficial e supérfluo; adquirir referentes seguros que possibilitem a compreensão das grandes questões nacionais e dos problemas decorrentes da globalização; Exercitar um pensamento crítico e criativo capaz de levantar questões e problemas que se colocam nas sociedades contemporâneas e ser capaz de os resolver; perceber que a poluição no mar é causada pelas indústrias, fossas sépticas, esgotos, derrames de petróleo e que é urgente mudar a mentalidade, e abraçar valores e atitudes que contribuam para comportamentos pro-ambientais; descobrir e explorar a relação intrínseca da arte com a ciência.
Consulte aqui os trabalhos realizados.