Descrição:
O vetor essencial deste Clube é desenvolver o interesse e a curiosidade de uma forma participativa e exploratória, recorrendo a novos meios de aprendizagem, onde os intervenientes (alunos, encarregados de educação e professores) são confrontados com os instrumentos, métodos e técnicas usadas pelos astrónomos na descoberta do cosmos.
Página do Clube: https://astronomiaesvn.blogspot.com/
Objetivos:
- Proporcionar aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário o ensino pela descoberta, nomeadamente na aquisição de conhecimentos básicos de astronomia;
- Estimular nos alunos o interesse e a curiosidade pela Astronomia, no particular, e pela escola no geral;
- Fomentar a participação dos Encarregados de Educação na escola, e da população no geral;
- Aproximar a astronomia dos cidadãos, desmistificando que o fazer ciência se restringe apenas a um pequeno grupo de cidadãos;
- Promover sessões públicas teóricas (palestras) e de observação no Concelho;
- Promover situações de cooperação entre os vários estabelecimentos de ensino que constituem o agrupamento de escolas de Vendas Novas;
- Construir com os alunos material de astronomia de baixo custo;
- Desenvolver nos alunos capacidades de observação e formulação de problemas.
- Incentivar nos alunos o prazer pela investigação, criação e cooperação.
- Permitir aos alunos do Agrupamento, trocas de vivências e experiências.
Destinatários: Alunos do 7º ao 12ª ano
Funcionamento: O Clube de Astronomia funcionará semanalmente, segundo uma estrutura que assenta essencialmente em quatro tipos de actividades:
- Teóricas
- Oficinais
- Informática
- Observação
Nas aulas teóricas, os intervenientes têm a possibilidade de aprender conceitos não abordados no programa curricular do 7º Ano de escolaridade, na Unidade temática, “Terra/Espaço”, assim como, reforçar os conteúdos já aprendidos ou a aprender.
Nas aulas oficinais, os intervenientes têm a possibilidade de criar instrumentos para observação, tais como, planisférios, mapas, astrolábios, entre outros.
Nas aulas de informática os alunos aprendem a manusear programas de cariz astronómico (SalsaJ, Stellarium, Cybersky; HRCalc, outros…).
Nas aulas de observação, os intervenientes consolidam os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, com os instrumentos desenvolvidos nas aulas práticas, e promovem a astronomia junto dos colegas, pais, escolas do concelho e outras associações/escolas.
O clube funcionará com o máximo de 6 alunos e no mínimo com dois.
No decorrer do ano, serão canalizadas algumas aulas para promover atividades junto dos alunos do primeiro ciclo (neste primeiro ano, apenas o centro educativo) e para manutenção do site do clube.
Não serão admitidos alunos cuja inscrição não tenha ocorrido de forma voluntária.
As observações nocturnas serão destinadas à comunidade educativa e corresponde a uma oferta do meu tempo (livre) à escola (como foi sempre até aqui).
Local de funcionamento: Sala do Clube (Escola Básica, junto ao refeitório)
Responsáveis : João Perdigão
Docentes Colaboradores: Não se aplica