Descrição Geral

Promover integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de indivíduos, de grupos e comunidades em contextos sociais de maior vulnerabilidade, com enfoque nos níveis de risco e no ciclo de vida, potenciando as capacidades internas como apoio na reconstrução de um percurso de vida autónomo, produtivo e com qualidade.

 

Atividades Principais

  • Colaborar na identificação, análise e avaliação diagnóstica de indivíduos, grupos ou comunidades em diferentes contextos de vulnerabilidade e risco biopsicossocial.
  • Desenhar e planear em conjunto com as equipas técnicas multidisciplinares projetos de intervenção social que deem resposta às necessidades diagnosticadas.
  • Intervir, integrado em equipas multidisciplinares, na organização e dinamização de projetos de intervenção social de resposta às necessidades diagnosticadas.
  • Promover o estabelecimento de redes entre os vários parceiros sociais, articulando a sua intervenção nas respostas aos problemas detetados.
  • Monitorizar e avaliar em equipa multidisciplinar a evolução dos processos em acompanhamento nos domínios da intervenção.
  • Colaborar na implementação de ferramentas de avaliação de impacto social sustentadas em indicadores que calculam o retorno do investimento nos projetos permitindo melhorias no seu desempenho e gestão.
  • Participar em ações de intervenção preventiva (Universal e Seletiva), em equipa multidisciplinar, no âmbito dos comportamentos aditivos e nas dependências, com ou sem substância em diversos contextos, nomeadamente contexto educativo e comunitário.
  • Colaborar em atividades de intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) associados aos consumos de sustâncias psicoativas lícitas e ilícitas, em equipas multidisciplinares. Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da reinserção social, em equipas multidisciplinares.
  • Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da saúde mental, em equipas multidisciplinares.
  • Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da deficiência, em equipas multidisciplinares.
  • Colaborar na elaboração de relatórios de atividades do projeto de intervenção.

 

Outras informações

logo CursosProfissionais

 

Certificação EQAVET

 6 Cartaz A3 vertical 23 24   3 FichaOperacao A4

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
 
Para quem
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:
- concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
- procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
- não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
 
Qual o objetivo
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:
- contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
- privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
- preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.
 
O que são
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
 
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sociocultural;
- Científica;
- Técnica.
 
A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho (FCT).
 
Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.
 

  

Relatórios - Cursos Profissionais

 

 

Diagnóstico das competências digitais

 

  • Encaminhamento dos formandos para a realização do diagnóstico de autoavaliação de competências digitais (nº 4 do artigo 14º da Portaria 325/2023 de 31/outubro:

Os alunos dos cursos profissionais necessitam realizar o diagnóstico das competências digitais, acedendo ao link: https://portugaldigital.gov.pt/formar-pessoas-para-o-digital/oferta-de-formacao-em-competencias-digitais/academia-portugal-digital/

fazer scroll até:

AcademiaPortugalDigital

E selecionar “Testa o que sabes”.

 

Curso Profissional de Técnico/a de Apoio Psicossocial

Curso Profissional de Técnico/a de Informática - Sistemas

Curso Profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar

Curso Profissional de Técnico/a de Desporto

Assume-se como visão a máxima:

“Por um Agrupamento Rumo ao Futuro: Construindo uma Nova Cultura Escolar.”

Esta visão pressupõe que o Agrupamento se constitua como uma organização capaz de responder aos desafios que permanentemente lhe são colocados, com capacidade de enfrentar obstáculos e transformar momentos de crise em oportunidades.

Pretende vincular os membros da comunidade educativa no respeito pelas diferenças individuais e na construção coletiva de um desígnio comum com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional do Agrupamento, promover um maior envolvimento entre este e a comunidade educativa, reforçando os elos entre os vários agentes educativos e, consequentemente, promover a melhoria do sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar, e a dignificação da imagem do Agrupamento no meio onde se insere.

missaoTendo por referência as especificidades do Agrupamento, as orientações vertidas nos normativos legais em vigor, o elencado no Projeto Educativo do Agrupamento e no Plano de Melhoria TEIP3, o Agrupamento assume como missão “proporcionar a todos os estudantes opções adequadas e diversificadas, adaptadas a percursos diferentes de educação que possam ser orientados tanto para o prosseguimento de estudos superiores como para a qualificação profissional, levando em conta a formação integral do indivíduo, bem como a sua inserção no mercado de trabalho”, procurando dotá-los de “competências e conhecimentos que lhes permitam explorar plenamente as suas capacidades, integrar-se ativamente na sociedade e dar um contributo para a vida económica, social e cultural do País” (DLei 39/2012, de 5Jul e no DLei 75/2008, de 22Abr).”

Esta missão tem implícito constituir-se a ação do Agrupamento num complemento do papel da família contribuindo para a formação integral de todas as crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino público do concelho de Vendas Novas, ajudando cada um a tornar-se cidadão autónomo, responsável, consciente e crítico do seu papel na sociedade, oferecendo-lhe igualdade de oportunidades no usufruto de um ensino que se pretende exigente e de qualidade a fim de completarem cada ciclo de estudos no período certo.

TEIP4 logo cor

Candidatura a aguardar aprovação.

Logo LED

Escola Digital

EscolaDigital

AcademiaDigitalPais

Cursos Profissionais

logoEQAVET

Cursos Profissionais com certificação EQAVET.

Pesquisar

Ligações

 logoPortalEscolas
 LogoEVB
 logo leya educacao
 logoKAcademy

Clube Ciência Viva

Divulgação da Oferta Formativa

Dia do Ensino Profissional